05 MAIO 2024
Santa Catarina é só solidariedade
Ações de governo, inúmeras campanhas de entidades públicas e privadas, milhares de doações. Desde o dia 1º de maio os catarinenses estão sensibilizados com a situação que se encontra o estado gaúcho e demonstram de forma concreta em ajuda aos irmãos gaúchos.
O governo do estado além de atender os municípios catarinenses também atingidos, deflagrou uma série de ações para socorrer o Rio Grande. As equipes do Corpo de Bombeiros Militar de SC (CBMSC) resgataram 2.071 pessoas e 284 animais com vida. Só em Guaíba, na Grande Porto Alegre, foram 1.555 pessoas e 200 animais com vida.
Os 32 bombeiros que atuam no Rio Grande do Sul desde a última quarta-feira, retornam para Santa Catarina nesta segunda-feira, 6, quando haverá troca de equipes. Eles serão substituídos por bombeiros militares das equipes de FT dos Batalhões de Florianópolis, Curitibanos, Blumenau, Criciúma, Itajaí, Tubarão, Canoinhas, São José e Balneário Camboriú.
“Fomos o primeiro estado a enviar ajuda aos nossos irmãos gaúchos e nesta segunda-feira, com o revezamento das equipes, Santa Catarina passa a ser a maior equipe de bombeiros militares atuando em apoio ao Rio Grande do Sul”, afirma o governador Jorginho Mello.
Polícia científica de SC na identificação de vítimas
Jorginho Mello autorizou neste domingo, 5, o envio de uma equipe de profissionais da Polícia Científica de Santa Catarina para auxiliar no trabalho de identificação das vítimas na tragédia climática do Rio Grande do Sul.
Especializada em métodos avançados de identificação, essa equipe leva sua experiência e tecnologia para apoiar as autoridades locais gaúchas nesse importante trabalho, pós enchente. Os nove profissionais de diferentes áreas de atuação da Polícia Científica de SC vão se deslocar nesta segunda-feira, 6.
Doações de sangue para os gaúchos
O Hemosc abriu as portas, neste sábado, 4, em oito regiões e recebeu 720 doadores de sangue que irão reforçar os estoques e garantir auxílio ao Rio Grande do Sul, que vive uma tragédia causada pelas chuvas. A ação foi articulada entre a Secretaria do Estado da Saúde, o Hemosc e a Fahece.
Foram coletadas 605 bolsas de sangue. O resultado é cerca de 15% superior a um dia comum de coleta da hemorrede. As captações ocorreram nas unidades de Florianópolis, Criciúma, Blumenau, Joaçaba, Chapecó, Lages, Joinville e Jaraguá do Sul.