28 JUN 2024
Projeto “De Dentro para Fora” entrega esperança para detentas catarinenses
Realizado desde 2018, projeto tem como objetivo reintegrar a mulher à sociedade com uma nova perspectiva de ver e atuar
Uma nova chance, quem nunca precisou? Essa é a essência do projeto de “Dentro para Fora”, realizado com detentas pela treinadora comportamental, Andrécia Garcia, em presídios catarinenses.
Andrécia conta que a mulher encarcerada é duplamente vulnerabilizada, seja pela privação de liberdade, seja pela ausência de visitas, o julgamento da família, tem uma tendência a sair da prisão e voltar para o crime. “A ideia é mostrar para a sociedade catarinense, que é possível fazermos a diferença também nessa área, ressocializando as detentas nesse Estado que já é destaque em tantas outras áreas e é considerado o melhor para se viver”, descreve.
Ela destaca que estudos do Centro pela Justiça e pelo Direito Internacional apontam que homens em situação de cárcere costumam manter vínculos familiares, ao contrário do que acontece com as mulheres. Segundo o Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias, o Infopen, mulheres presas têm 20 vezes mais chance de cometer atentados contra a própria vida do que a população em geral, em razão do abandono afetivo.
Em 2015, para cada 100 mil mulheres, foram registrados 2,3 suicídios. Entre a população prisional, esse número subiu para 48,2 mortes por suicídio, como mostra o Quadro 7 do Infopen.
Como funciona
O objetivo do projeto é reintegrar a apenada à sociedade com uma nova perspectiva de ver e atuar, ou seja, acreditar em si e saber que é possível recomeçar quando falhamos em algum momento da vida. As ferramentas utilizadas: Por meio de exercícios práticos, os participantes buscam identificar onde cada um está transferindo a responsabilidade do que está vivendo, seja no governo, nos pais ou em alguém da família. “As ferramentas permitem a análise de pilares que precisam estar em harmonia para atingirem o “sucesso”, como o emocional, espiritual, parentes, filhos, conjugal, social, saúde, servir, intelectual, financeiro e profissional’, descreve a idealizadora e realizadora do projeto.
Ela destaca que projeto é realizado desde 2018, uma vez por mês com encontros de duração de 3 (três) horas.
Sobre Andrécia
Casada, moradora de Balneário Camboriú, escritora, Master Coach Febracis com certificação internacional pela Florida Christian University em Orlando (EUA), é palestrante, especialista em análise de perfil comportamental. Andrécia atua na área familiar, pessoal e empresarial. Tem como missão auxiliar na alta performance pessoal e profissional através do Coaching Integral Sistêmico levando pessoas e empresas a atingirem resultados extraordinários. É idealizadora dos seguintes projetos sociais: De dentro para fora, na Penitenciária Feminina de Florianópolis, Projeto Sinestesia - Projeto com mulheres - Balneário Camboriú, Projeto Saúde Emocional- Hospital Ruth Cardoso - Balneário Camboriú, Latarte ‘Projeto Virtudes - Pais e filhos e Projeto Social de Inteligência Emocional nas Comunidade Terapêuticas Luz da Vida I e II.