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MARIA HELENA

24 OUT 2024

Governo de Santa Catarina inicia estudos para construção de via paralela à BR-101 no Litoral

O Governo de Santa Catarina deu um passo importante para a melhoria da infraestrutura do estado. Na última quarta-feira, 23, o governador Jorginho Mello autorizou o início dos estudos para a construção de uma rodovia paralela à BR-101, conhecida como Corredor Litorâneo Norte ou Via Mar. Este projeto será realizado através de uma parceria público-privada. A rodovia terá 145 quilômetros de extensão, funcionando como uma alternativa à BR-101, que enfrenta severos congestionamentos em diversos trechos.

A assinatura da ordem de serviço marca o início do planejamento detalhado, que inclui estudos de impacto ambiental e definições de traçado. A construção está prevista para começar após a conclusão desses projetos e a obtenção das licenças necessárias. A obra foi dividida em cinco lotes, com a assinatura ocorrendo para quatro deles, que vão de Joinville até Itajaí.

A construção da Via Mar é um marco para Santa Catarina, pois promete não apenas melhorar a mobilidade e a logística na região, mas também estimular o crescimento econômico e o desenvolvimento sustentável. Ao criar uma alternativa à BR-101, a obra busca minimizar os congestionamentos, aumentar a eficiência do transporte e reduzir custos para as empresas. Além disso, ao facilitar o acesso a pontos turísticos, poderá impulsionar o turismo local, beneficiando a economia da região de forma abrangente. Em um estado com uma população crescente e uma infraestrutura que precisa de investimentos, essa iniciativa se torna crucial para garantir um futuro mais eficiente e conectado.

Segundo o governador Mello, a nova rodovia será crucial para fortalecer a logística em Santa Catarina, beneficiando indústrias, portos e o comércio local. Ele enfatizou que o governo está investindo mais de três bilhões de reais na melhoria da infraestrutura viária, e a Via Mar representa um avanço significativo, especialmente para a mobilidade entre a Grande Florianópolis e Joinville.

Quando concluída, a rodovia deverá aliviar o tráfego da BR-101, uma das mais movimentadas do país, mas também oferecerá uma nova rota para o transporte de produtos e a circulação de pessoas. A região litorânea concentra 60% da população do estado, reforçando a necessidade dessa obra.

O Corredor Litorâneo Norte terá um impacto direto no transporte de produtos industriais, agrícolas e pesqueiros, além de fomentar o turismo ao facilitar o acesso a diversos destinos. Espera-se que a nova rodovia melhore significativamente o fluxo de caminhões que abastecem os portos de Itajaí e São Francisco do Sul, reduzindo custos e tempo de deslocamento para as empresas.

O secretário adjunto de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Ricardo Grando, destacou a ambição do projeto, que prevê uma rodovia com seis pistas, garantindo um atendimento de qualidade à crescente demanda rodoviária do estado.

Foto: Eduardo Valente/Secom

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