05 NOV 2024
Sebrae/SC lança o ciclo 2025/2026 do Programa Cidade Empreendedora
Será nesta quarta-feira (6), às 17h, no Congresso de Municípios, Associações e Consórcios - COMAC 2024, na Expocentro em Balneário Camboriú, o lançamento do ciclo 2025/2026 do Programa Cidade Empreendedora. A iniciativa tem o objetivo de fortalecer o ambiente de negócios nos municípios de Santa Catarina, proporcionando melhores condições para o desenvolvimento socioeconômico. Nesta fase, o programa será direcionado a até 90 municípios, com estratégias inovadoras e personalizadas.
Um dos principais diferenciais deste ciclo é a política de investimento voltada aos municípios com menor IDH, uma medida que busca atrair maior adesão dessas localidades e promover um ambiente mais favorável aos empreendedores locais. "Estamos reforçando o compromisso de desenvolver cidades mais competitivas e sustentáveis, especialmente aquelas que enfrentam maiores desafios socioeconômicos. Queremos que cada município encontre, no Cidade Empreendedora, o apoio necessário para transformar sua realidade", afirma Fabio Búrigo Zanuzzi, diretor técnico do Sebrae/SC.
O novo ciclo também traz uma renovação de 68% no portfólio de soluções, com novos eixos e ferramentas elaborados a partir de diálogos com gestores públicos, consultores e colaboradores do Sebrae. O programa também foi reestruturado para implementar de forma mais eficaz a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (LC 123/2006), com trilhas de atuação personalizadas de acordo com o perfil e a maturidade de cada município.
A iniciativa busca ainda promover um ambiente de negócios favorável ao empreendedorismo, à inclusão socioprodutiva e de grupos em situação de vulnerabilidade, além de incentivar o desenvolvimento de uma cultura empreendedora junto a crianças e adolescentes, por meio das ações de Educação Empreendedora. Também tem como meta estimular setores econômicos estratégicos com representatividade ou potencial local, como agro, turismo e cultura.
Outro ponto de destaque é o acompanhamento contínuo dos indicadores de desempenho por eixo trabalhado, o que permitirá uma avaliação clara do progresso de cada cidade ao longo da implementação do programa. "Estamos trabalhando com soluções mais assertivas e um monitoramento detalhado para garantir que cada cidade atinja seu potencial máximo", reforça Zanuzzi.
A partir de janeiro, o Sebrae/SC visitará as prefeituras interessadas em aderir ao programa, reafirmando o seu compromisso em fortalecer o empreendedorismo em Santa Catarina, por meio de parcerias sólidas com os municípios.
*Com informações Sebrae/SC