19 DEZ 2024
Dialogar e comunicar: os desafios de Jorginho Mello para 2025
Santa Catarina alcançou importantes avanços em 2024, como mostram os resultados dos investimentos do Governo do Estado, além de programas e ações em diversas áreas, como saúde, educação, infraestrutura, agricultura e funcionalismo público.
No entanto, o governador Jorginho Mello tem enfrentado críticas pela falta de um canal de comunicação com o Governo Federal mais eficaz que beneficie o Estado e evite perdas. Embora os 16 deputados federais e os senadores catarinenses tenham desempenhado, em certa medida, esse papel, a construção de um diálogo direto entre o governador e o Presidente da República pode ser crucial para os rumos de Santa Catarina.
Desde as eleições nacionais, a falta de diálogo tem sido um obstáculo em questões essenciais, como a demarcação de terras indígenas e a tentativa frustrada de reverter a federalização do Porto de Itajaí — dois exemplos significativos dessa lacuna.
Entretanto, a necessidade de comunicação não se limita ao Governo Federal. O governador também precisará fortalecer sua relação com a Assembleia Legislativa. Mesmo entre os membros de sua própria bancada, houve falta de consenso, como evidenciado pela recente aprovação do aumento dos recursos destinados às emendas parlamentares, as chamadas emendas impositivas. Esse cenário reflete a ausência de uma sintonia eficaz. Afinal, como na música, sem sintonia não há harmonia.
A proximidade das eleições estaduais de 2026 aumenta as preocupações e a capacidade de dialogar será ainda mais determinante para o Estado e para o futuro político de Jorginho Mello.