25 FEV 2025
Programa itinerante de coleta de sangue é aprovado na Alesc e segue para sanção e Governo faz campanha para garantir estoques no carnaval
O Plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) aprovou por unanimidade, nesta terça-feira (25), o Projeto de Lei 183/2023 que cria um programa itinerante de coleta de sangue no estado. A iniciativa, de autoria do deputado Oscar Gutz (PL), agora passará pela Redação Final antes de seguir para sanção do governador.
O programa, batizado de "Vida em Movimento", levará unidades móveis adaptadas para a coleta e o transporte de sangue a todas as regiões catarinenses. A proposta estabelece que essas unidades seguirão rigorosamente as normas sanitárias e os padrões técnicos exigidos pelos órgãos competentes.
De acordo com o texto aprovado, o Poder Executivo será responsável por promover campanhas de conscientização e mobilização social sobre a importância da doação de sangue, além de divulgar informações sobre datas, locais e horários das coletas itinerantes.
O deputado Oscar Gutz destacou que a proposta busca ampliar o acesso à doação, especialmente em municípios sem hemocentros ou postos de coleta.
"Quando fui prefeito de Pouso Redondo, enfrentamos a escassez de sangue durante a pandemia de Covid-19. Isso evidenciou a necessidade de estimular a doação em locais onde não há infraestrutura adequada", explicou Gutz. "Desde que assumi como deputado, lutei por esse projeto, porque sabemos o desafio que é para quem mora longe conseguir doar sangue."
Estoques para o carnaval
Com a proximidade do carnaval, o Governo do Estado, por meio do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC), lança uma campanha especial para garantir que os estoques de sangue se mantenham em níveis seguros durante o período de festas.
Durante feriados prolongados, o número de doações costuma cair, enquanto a demanda por transfusões aumenta. Para evitar o desabastecimento, o HEMOSC convoca a população a reservar alguns minutos para doar sangue e salvar vidas.
“Os estoques estão oscilando, especialmente nos tipos A e O positivo e negativo. Historicamente, durante o Carnaval, as doações diminuem ainda mais. Por isso, contamos com a solidariedade dos catarinenses para reforçar os estoques e garantir atendimento a quem precisa”, afirma Patrícia Carsten, diretora-geral do HEMOSC.
A campanha incentiva os doadores a vestirem a "fantasia de herói" e comparecerem aos hemocentros antes das festas. Afinal, um gesto simples pode fazer toda a diferença e salvar muitas vidas.