29 MAIO 2025
Presidente Lula anuncia investimentos para o Porto de Itajaí
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e de outras autoridades. participou nesta quinta-feira (29/5), da cerimônia de retomada das operações do Porto de Itajaí (SC). Na ocasião, foram anunciados investimentos que totalizam R$ 844 milhões para modernizar e ampliar a capacidade do porto, que está sob gestão do Governo Federal desde janeiro deste ano.
Os investimentos têm como foco a segurança, a eficiência logística e a ampliação da capacidade portuária. Com os aportes, o governo pretende impulsionar a movimentação de cargas, gerar empregos e fortalecer a economia local.
Entre os principais projetos, destacam-se:
» Dragagem do canal do Rio Itajaí-Açu (16 m) – R$ 90 milhões
» Retirada do casco do navio Pallas – R$ 23 milhões
» Readequação do molhe de Navegantes – R$ 64 milhões
» Obras na bacia de evolução – R$ 68 milhões
» Adensamento da área do RAC – R$ 45 milhões
» Requalificação elétrica e de iluminação – R$ 20 milhões
» Contenção da margem do canal – R$ 67 milhões
» Novo scanner de raio X – R$ 12 milhões
» Píer para navios de cruzeiro – R$ 300 milhões
» Sistema VTMIS (tráfego naval) – R$ 65 milhões
» Sistema SmartPorto (segurança e inteligência artificial) – R$ 30 milhões
» Monitoramento rodoviário e agendamento – R$ 30 milhões
» Modernização dos gates e integração com a Receita Federal – R$ 30 milhões


