06 JUN 2025
Governo vai enviar à Alesc proposta de reajuste e incentivo anual para servidores da Educação
Nas próximas semanas, o Governo do Estado de Santa Catarina encaminhará à Assembleia Legislativa (Alesc) proposta de reajuste para os servidores da rede estadual de Educação. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (5) pelo governador Jorginho Mello, que destacou o compromisso da gestão com a qualificação e a motivação dos profissionais da área.
A proposta prevê um reajuste salarial de 11%, que será implementado em duas etapas: 6,5% a partir de julho e mais 4,5% em dezembro de 2025. Esse percentual se soma aos 6,5% já concedidos em novembro de 2024, totalizando até 17,5% de aumento em um período de doze meses — acima da inflação registrada no período.
Outra novidade é a criação de um incentivo financeiro anual de até R$ 3 mil, destinado aos professores ativos que cumprirem metas de qualificação, dedicação e desempenho dos alunos. O bônus será pago ao final de cada ano e visa estimular a melhoria contínua na qualidade do ensino.
Segundo o governo, cerca de 90 mil servidores da Educação, entre ativos e inativos, serão beneficiados com a medida. “Santa Catarina já é o melhor Estado em segurança pública. Agora queremos ser também referência em qualidade da educação. Isso passa por professores bem remunerados, qualificados e motivados a seguir aprendendo e ensinando cada vez melhor”, afirmou o governador.
A proposta já foi apresentada ao sindicato da categoria e deve iniciar sua tramitação na Alesc nas próximas semanas, abrindo espaço para o debate entre os parlamentares e a sociedade sobre os rumos da educação pública catarinense.
- Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Arquivo / SECOM


