10 JUN 2025

Alesc Itinerante retoma agenda com foco em desenvolvimento regional no Oeste

Com uma coletiva de imprensa e forte presença da bancada regional, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina retomou, nesta terça-feira (10), em São Miguel do Oeste, o programa Alesc Itinerante. A proposta, implantada em 2024, foi mantida pelo presidente do Parlamento, deputado Júlio Garcia (PSD), que celebra o êxito da iniciativa ao aproximar o Legislativo das diferentes realidades catarinenses.

Ao lado de parlamentares da Bancada do Oeste e com a presença do secretário de Estado do Meio Ambiente, Emerson Stein, o presidente reafirmou o compromisso com a descentralização das atividades parlamentares. Durante dois dias, a estrutura da Alesc está instalada no campus da Unoesc, onde estão sendo realizadas as sessões e reuniões de comissões.

Na coletiva de abertura, questões centrais da região foram destacadas: a crise no Hospital Regional do Oeste, a necessidade de ampliação da malha viária – especialmente da BR-282 –, os desafios da conectividade rural, os ajustes no programa Universidade Gratuita e a urgência da expansão da energia trifásica no campo. A deputada Luciane Carminatti (PT) anunciou a realização de audiências públicas em universidades comunitárias e uma audiência conjunta das comissões de Educação e Finanças para debater o futuro do programa.

Outro tema sensível discutido foi o andamento do Cadastro Ambiental Rural (CAR), essencial para a regularização de propriedades e acesso ao crédito. O secretário Emerson Stein relatou avanços na estrutura administrativa e defendeu agilidade no processo, sobretudo diante das limitações em áreas indígenas – questão que será levada pela bancada a Brasília.

Além disso, foram apresentados novos pleitos como a expansão e o reequipamento do Hospital de Caxambu do Sul e a criação de um CAPS regional, em Ponte Serrada, para atender à crescente demanda por saúde mental em quatro municípios. O potencial turístico do Extremo Oeste também ganhou destaque, com reivindicações que vão da melhoria das estradas à conclusão da Rodovia da Fronteira e da ponte sobre o Rio Uruguai, entre SC e RS.

O deputado Mauro De Nadal (MDB), coordenador da bancada, destacou que “queremos transformar as demandas locais em ações concretas, alinhadas com um projeto de desenvolvimento para o Oeste catarinense.”

As próximas edições do Alesc Itinerante ocorrerão em Mafra (5 e 6 de agosto) e Balneário Camboriú (7 e 8 de outubro). As regiões Sul e Serrana receberão o programa em 2026.

Anuncie aqui