23 JUN 2025
Santa Catarina busca retomar o caminho dos trilhos
O projeto de construção de uma ferrovia ligando o Oeste aos portos catarinenses, aliado ao estudo de uma nova linha paralela à Via Mar, não é apenas uma proposta de governo — é uma necessidade histórica que Santa Catarina abandonou ao longo das décadas. A falta de investimentos em transporte ferroviário compromete há anos a competitividade do estado, encarece a produção e amplia os gargalos logísticos.
Na missão internacional à China, O governador Jorginho Mello cumpriu, entre sábado e domingo, agendas estratégicas com grandes empresas chinesas do setor ferroviário. Na oportunidade o governador reforçou essa pauta, dialogando com gigantes do setor ferroviário, como a CRRC e a Power China, em busca de soluções tecnológicas e parcerias para tirar os projetos do papel. As tratativas incluem não apenas a construção de uma linha que conecte a produção do interior aos portos, mas também a implantação de um traçado ferroviário ao longo da faixa litorânea, criando uma alternativa eficiente à saturada malha rodoviária.
Santa Catarina carrega, hoje, a contradição de ser um dos estados mais industrializados e produtivos do país, com cinco portos entre os mais eficientes do Brasil, mas sem sequer um quilômetro de ferrovia operando plenamente para transporte de cargas. Uma deficiência que custa caro. O escoamento de grãos, carnes, insumos e produtos industriais depende quase exclusivamente do transporte rodoviário — mais poluente, mais caro e sujeito a colapsos frequentes, como se vê nas BRs 101, 282 e 470.
A retomada dos investimentos em ferrovias é, portanto, uma decisão estratégica. Vai além de reduzir custos logísticos. Significa integrar regiões, fortalecer o desenvolvimento econômico, gerar empregos, atrair investimentos e dar mais competitividade ao agronegócio, à indústria e ao comércio exterior catarinense.
*Foto: Divulgação Secom


