24 JUN 2025

Summit Cidades 2025 começa defendendo municípios fortes, inovação na gestão e transformação na comunicação pública

Teve início nesta terça-feira (24), em Florianópolis, o Summit Cidades 2025, evento que já se consolida como um dos mais relevantes do país na discussão sobre gestão pública, inovação e desenvolvimento urbano. Na abertura, três temas dominaram os debates: o fortalecimento dos municípios, a modernização das cidades e as transformações na comunicação política.

Michel Temer diz que municípios são a base da Federação

A principal palestra do dia foi conduzida pelo ex-presidente da República, Michel Temer, que, ao falar sobre “A Constituição Federal e o Brasil de hoje”, fez uma enfática defesa do fortalecimento dos municípios e da harmonia institucional como pilares do desenvolvimento nacional.

“São os municípios que fortalecem o Estado, e o Estado que fortalece a União. Essa é a verdadeira concepção federativa”, destacou Temer, reforçando a importância de rever o pacto federativo para descentralizar recursos e responsabilidades.

O ex-presidente relembrou medidas de seu governo, como a destinação de R$ 2 bilhões ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM) durante a crise fiscal de 2016, e afirmou que essa busca por mais recursos aos municípios deve ser constante. A fala repercutiu fortemente entre prefeitos e gestores públicos presentes.

Florianópolis como exemplo de inovação na gestão pública

Anfitrião do evento, o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, abriu os trabalhos no Palco LicitaCin, abordando um tema cada vez mais relevante para as cidades brasileiras: a concessão e permissão onerosa de uso de espaços públicos como alternativa para gerar receita, sem aumento de impostos.

Topázio apresentou o case da capital catarinense, que tem apostado na parceria com a iniciativa privada para revitalizar espaços, melhorar serviços e ampliar investimentos, diante de uma demanda crescente, impulsionada pelo aumento populacional e turístico.

“Quando você tem a oportunidade de trazer a iniciativa privada para ajudar a melhorar um espaço público, é fundamental que você faça”, afirmou, reforçando que essa estratégia permite aliviar os cofres públicos, mantendo qualidade nos serviços e infraestrutura.

A transformação da comunicação política

Dentro do Summit Cidades, o Compol Brasil reune profissionais e especialistas em comunicação e marketing político, em três palcos simultâneos. O foco é nas novas estratégias digitais, no uso da inteligência artificial e nas tendências que estão redesenhando a relação entre políticos, eleitores e sociedade.

“Estamos testemunhando o nascimento de um mercado mais profissional, menos baseado no improviso e mais pautado em inteligência”, avaliou Marcello Natale, um dos fundadores do Compol. Segundo ele, o evento marca uma nova etapa no mercado de comunicação política no Brasil, que passa a atuar de forma mais qualificada e estratégica.

]

O Summit Cidades 2025 segue até esta quarta-feira (25), reunindo autoridades, gestores, especialistas e empresas de todo o país, que compartilham experiências e soluções para os desafios das cidades brasileiras.

*Foto: Divulgação Fecam

Anuncie aqui