30 JUN 2022

Ministro Ronaldo Bento na Grande Florianópolis; Peninha firme para disputar vaga ao Senado; Barroso enfrenta protestos na Capital; O Plano 1000 e o calendário eleitoral; Maior mirante do Estado será concluído em setembro

A quinta-feira (30), foi de entregas de micro-ônibus  e kits literários para seis municípios catarinenses e, é claro, de movimentações políticas pluripartidárias.

A solenidade foi realizada na Associação dos Municípios da Grande Florianópolis, e contou com a presença do ministro da Cidadania Ronaldo Bento, do senador Jorginho Mello (PL), dos deputados federais Caroline Di Toni (PL), Hélio Costa (PSD), Rogério Peninha (MDB), Rodrigo Coelho (Podemos) e de Jorge Seif Júnior (PL), ex-secretário Nacional da Pesca. As autoridades foram recepcionadas pelo presidente da Granfpolis e prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila.

Receberam micro-ônibus pelo MOBSUAS – programa de mobilidade da área da assistência social, por meio de emendas parlamentares, os municípios de Capivari de Baixo, Joinville, Rodeio, São João Batista, São José e Urubici.

O ministro não esqueceu em nenhum momento de manter ao seu lado Jorginho Mello, pré-candidato ao governo do Estado, e Jorge Seif, indicado pelo presidente Bolsonaro para concorrer ao Senado na chapa de Jorginho.

Peninha vai disputar na convenção

Conversei na Granfpolis com o deputado federal Rogério Peninha (MDB), para quem o ex-prefeito Antídio Lunelli não tem condições favoráveis para disputar o governo do Estado embora tenha exigido a aplicação do estatuto para garantir seu nome na convenção.

No entanto, disse, vai mesmo colocar seu nome na convenção para ser o candidato do partido ao Senado. Peninha deverá disputar a indicação com  o também deputado federal Celso Maldaner, ex-presidente do partido, e com o ex-governador Paulo Afonso Vieira.

O MDB continua protagonizando história de desacertos.

Grupo faz manifestação contra ministro Barroso

Recebi do colega Bruno Haiah a informação de que o ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso esteve na manhã desta quinta-feira no teatro do Ademir Rosa, no CIC, para dar uma palestra. Só que ao final o ministro teve que desviar e sair pela porta dos fundos do teatro. Um grupo de manifestantes portando cartazes e camisas verde e amarela, vaiou e protestou chamando o ministro de traidor e mentiroso.

Antes, durante a palestra houve um protesto silencioso. Uma manifestante circulou portando a bandeira nacional e chegou a parar em frente ao púlpito onde Barroso palestrava.

Moisés e o calendário eleitoral

O governador Carlos Moisés da Silva (Republicanos), acelerou nos últimos dias os atos do governo pelo Plano 1000, entre outros. Moisés, que é pré-candidato à reeleição, precisa cumprir o calendário eleitoral. Pelo prazo estabelecido pelo TSE, a partir do próximo sábado (2) gestores públicos estão proibidos de promover inaugurações e contratar shows artísticos pagos com recursos públicos. Os pré-candidatos também estarão proibidos de comparecer em inaugurações de obras públicas.

Nesta sexta-feira (1º), o governador formaliza convênios com municípios em solenidade às 11 horas na sede da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis. Confira os atos previstos:

Maior mirante de Santa Catarina será inaugurado em setembro

E com recursos do governo do Estado, da ordem de R$5 milhões, está em pleno vapor a obra de construção do maior mirante de Santa Catarina, em Rancho Queimado, com  cerca de 60% da obra executada.

O Mirante de Rancho Queimado será a maior plataforma de vidro do Estado. Com previsão de conclusão em setembro, deverá gerar  incremento no desenvolvimento turístico e econômico da região.