31 MAIO 2023
Começa amanhã (1º/06), a Estação Inverno Santa Catarina
Que Santa Catarina tem grande diversidade étnica, cultural e turística todos sabem. Que em todas as regiões do estado temos atrativos diversos para que o turismo se desenvolva cada vez mais, também todos temos conhecimento. O governo Jorginho Mello não perdeu tempo com os já conhecidos “diagnósticos das potencialidades turísticas regionais” e acaba de lançar oficialmente no calendário turístico do estado a Estação Inverno Santa Catarina.
De 1º de junho a 30 de setembro estão programadas ações conjuntas de vários órgãos públicos estaduais, com a participação do Sebrae e Fecomercio-SC, que promete transformar, em poucos anos, a maneira do estado se posicionar como destino turístico na estação mais fria do ano. “Em Santa Catarina o frio dura mais que o calor, temos três das cinco cidades mais frias do Brasil, e até hoje não tínhamos um movimento turístico organizado para divulgar e explorar da melhor forma as atrações únicas que o nosso Estado tem. O próprio catarinense desconhece as nossas maravilhas e acaba preferindo curtir as férias fora. Vamos fomentar o turismo interno e, a partir disso, potencializar a geração de emprego e renda nesse setor tão importante. Justamente por isso criamos uma secretaria específica para cuidar do Turismo”, disse o governador.
Entre as ações previstas está a Operação Inverno visando mais segurança pública. Cerca de mil policiais militares serão empregados para executar policiamento ostensivo geral, auxiliando os turistas nos pontos de maior concentração de pessoas, agindo preventivamente para a manutenção da ordem pública.
Na solenidade de lançamento da Estação Inverno, na Casa da Agronômica, no último dia 30, com a participação do secretário de Estado do Turismo, Evandro Neiva, da secretária adjunta Catiane Seif, de outros secretários de Estado e dirigentes de órgãos estaduais e representantes do trade turístico catarinense, foram destacados alguns dos cerca de 140 eventos que marcam a estação do frio, tais como: Festa Nacional do Pinhão, que ocorrerá entre 2 a 11 de junho, na cidade de Lages; Festa da Gastronomia Típica Italiana, em Nova Veneza, nos dias 15 a 18 de junho; em Luiz Alves, a Festa Nacional da Cachaça entre os 14 a 16 de julho; o tradicional Festival de Dança de Joinville, marcado para 17 a 29 de julho; de 9 a 13 de agosto, a Festa do Vinho em Urussanga e a ExpoConcórdia, de 1º a 10 de setembro, no município de Concórdia. E tem muito mais eventos que vamos divulgar por aqui.
Segundo o secretário Evandro Neiva, o turismo sempre foi visto apenas como lazer, mas é também emprego e distribuição de renda. De acordo com ele, esse reconhecimento do Governo serve para várias vertentes, inclusive para o trade turístico se preparar, realizar a promoção do turismo e os atores privados estejam mais presentes.