08 JUL 2023
Ministros em SC pelo PPA e na defesa da Reforma Tributária
Dois ministros estiveram nesta sexta-feira (7), em Santa Catarina para a 22ª plenária estadual para discutir as prioridades para o Plano Plurianual (PPA 2024-2027, realizada na Assembleia Legislativa do Estado. A ministra do Planejamento, Simone Tebet, e o chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo foram recepcionados pelo presidente da Alesc, deputado Mauro de Nadal, que também participou da coletiva de imprensa, juntamente com outros parlamentares estaduais e federais como a deputada federal Ana Paula Lima (PT) e os deputados federais Valdir Cobalchini (MDB), Carlos Chiodini (MDB) e Pedro Uczai (PT), assim como os deputados Marquito (Psol), Padre Pedro Baldissera (PT) e Fabiano da Luz (PT), a deputada Luciane Carminatti (PT).
Nadal destacou a importância para o Estado de participar da elaboração do orçamento do país e aproveitou para agradecer o recente anúncio de R$ 1,3 bilhão para as rodovias federais no estado.
O PPA Participativo foi apresentado por Simone Tebet. Garantiu que não haverá diferenciação entre estados. “Nenhuma política essencial vai ficar de fora do orçamento. Temos o compromisso de concluir 1.400 obras inacabadas de creches e escolas.”, disse. Já a Lei Orçamentária Anual (LOA) será encaminhada pelo governo até 31 de agosto, informou.
Macedo comentou a maneira inédita de participação popular por meio dos fóruns interconselhos e pela plataforma digital, no site do Brasil Participativo.
Reforma tributária
É claro que a presença dos ministros ao Estado governado por Jorginho Mello, que veio a público criticar veementemente a reforma tributária, também foi em defesa da proposta aprovada pela Câmara dos Deputados. Segundo Tebet, a Reforma é um fato histórico e de nenhuma forma vai prejudicar Santa Catarina, garantiu.
Convite à Tebet
A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tibet, foi convidada oficialmente para participar como palestrante do Congresso de Municípios, Associações e Consórcios Municipais (COMAC), que acontece em setembro, em Florianópolis, e é realizado pela Fecam.

O convite em nome da prefeita de Vargem e presidente da Fecam, Milena Lopes, foi entregue pessoalmente na Alesc, nesta sexta-feira, pela diretora executiva da entidade, Juliana Demarchi.