12 JUL 2023
Vitória do Governador e vitória dos deputados
Nem mesmo haviam se encerrado as comemorações por lideranças políticas e educacionais pela aprovação em Plenário do Programa Universidade Gratuita e, em menos de um minuto, os parlamentares aprovaram nesta terça-feira (11), aumento de salário para parlamentares que ocupam cargos na Mesa e na presidência de Comissões e novos cargos para setores do Parlamento.
A aprovação, por maioria dos votos, do Projeto de Lei (PL) 162/2023 e o Projeto de Lei Complementar (PLC) 13/2023, de autoria do Poder Executivo, que tratam da implantação do Programa Universidade Gratuita, demonstrou o governo articulado para tornar realidade a promessa de Jorginho Mello feita durante a campanha ao governo do estado e deputados votando de acordo com o desejo da sociedade catarinense.
O Parlamento analisou as matérias em menos de dois meses e o PL 162 e o PLC 13, foram aprovados na forma de emendas substitutivas globais, elaboradas em conjunto pelas comissões permanentes, por lideranças partidárias com assento na Assembleia Legislativa e por representantes do secretariado do governo. Um processo democrático e salutar.
Já os aumentos em toque de caixa pegaram a sociedade de surpresa e até mesmo os jornalistas que acompanharam as votações do Universidade Gratuita. Hoje as repercussões virão.
*imagem Agência Alesc