06 AGO 2023
Com o fim do SC Levada a Sério tem início o desafio pelo desenvolvimento regional equilibrado
Um governo municipalista desempenha um papel vital na construção de um estado mais coeso, inclusivo e desenvolvido. A visão e o compromisso do governante com o fortalecimento dos municípios são fundamentais. Após muita expectativa, os 295 prefeitos de Santa Catarina tiveram a oportunidade de conversar com o governador Jorginho Mello. Gestores aguardam, agora, a efetivação do apoio anunciado para alguns projetos que prometem alavancar o desenvolvimento equilibrado das regiões. Foi estartado o grande desafio do governo Jorginho Mello: não prometer como seus antecessores, mas realizar.
As 21 Associações de Municípios foram visitadas no Programa Santa Catarina Levada a Sério + Perto de Você e os prefeitos puderam defender suas prioridades. “Foi um papo olho no olho com cada um deles para entender quais obras cada cidade precisa receber o nosso apoio”, destacou Jorginho Mello, que se diz muito feliz com o programa.
Delegar poderes e recursos aos municípios é assegurar que as decisões sejam tomadas de acordo com as necessidades específicas locais. Atualmente os municípios são desafiados com cada vez mais encargos e responsabilidades atribuídas pelos governos. O desenvolvimento regional equilibrado depende de ações governamentais que tenham reflexos positivos nas áreas urbanas e rurais, bem como entre diferentes regiões do estado. Isso ajuda a evitar disparidades socioeconômicas e promove um crescimento mais igualitário.
Vale destacar que, ao adotar uma abordagem municipalista, o governante distribui as responsabilidades de forma mais equitativa, aliviando a carga do governo central e permitindo uma administração mais eficiente. Tomar decisões em questões como educação, saúde, transporte e meio ambiente, os cidadãos se sentem mais envolvidos e têm uma voz mais direta nas políticas que os afetam diretamente.
Foto: Eduardo Valente / Secom