03 SET 2023

André Vechi (DC) é eleito prefeito de Brusque e Deco Batisti (PL) é o vice

André Vechi, empresário de 34 anos, da coligação “Avança Brusque! Em Defesa da Liberdade! (Republicanos/PL/DC), é o novo prefeito eleito de Brusque. Vechi que estava prefeito interino como presidente da Câmara, alcançou 27.183 votos, o que representa 40,54% dos votos válidos.

Os eleitores de Brusque foram as urnas neste domingo (3), para escolher em eleição suplementar o novo prefeito e vice do município, em razão da cassação em 4 de maio deste ano, do então prefeito Ari Vequi (MDB) e o vice-prefeito Gilmar Doerner (Republicanos), eleitos em 2020, por abuso de poder econômico.

Com Vechi concorreram mais três chapas: O segundo lugar ficou com a chapa composta por Simas (PP) e Danilo Rezini (PP) da coligação “Unidos pelo Povo, Comprometidos por Brusque!” (PP/PSD/União) com 18.716 votos (27,91%); em terceiro lugar ficaram Paulo Eccel (PT) e Enfermeira Dida Mafra (PSDB) da coligação “De Coração Aberto, Brusque!”, PSDB/Cidadania/PT/PCdoB/PV/PDT/PSB) com 15.679 votos (23,38%); e em quarto Molina do Ari (MDB) e Dr. Osvaldo (Podemos) da coligação A Resposta do Povo (Podemos/MDB), com 5.472 votos (8,16%).

Foram contabilizados ainda 1.396 votos em branco e 1.962 nulos. Ao todo, 95.403 eleitores estavam aptos a votar. O índice de abstenção foi de 26,20.

A Justiça Eleitoral proclamou o resultado às 18h32.

Aplicativo QRTot

Foi em Brusque, em 1989, que o TRE/SC testou pela primeira vez a urna eletrônica e, agora, utiliza a solução QRTot, aplicativo desenvolvido pela Justiça Eleitoral Catarinense que faz a leitura dos Boletins de Urna por meio da câmera de qualquer smartphone.

A ferramenta já havia sido testada nas Eleições 2022, porém, agora em Brusque, o QRTot fez parte da rotina dos 804 mesários e 168 auxiliares que trabalharam no dia do pleito. Logo após o encerramento da votação, os mesários escanearam o boletim emitido na sua seção eleitoral, permitindo a qualquer usuário acompanhar os dados compilados.

Passados 34 minutos do fim da votação, o QRTot já apresentava o resultado, confirmado mais tarde pela totalização oficial feita por meio das leituras das mídias instaladas nas urnas.

O diretor-geral do TRE-SC, Gonsalo Agostini Ribeiro, fez um balanço positivo dos experimentos de inovação em Brusque, em especial da centralização dos trabalhos na escola. “A transparência que foi empregada aqui, trazendo todas as ações da Justiça Eleitoral para um ambiente público, facilitou, deu visibilidade e ampliou a lisura de todo o processo”, reforçou.

*Com informações do TRE/SC