04 SET 2023
“Se precisar peça ajuda!”, é o alerta do setembro amarelo
A campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio é realizada durante o mês de setembro. Nesta nona edição o tema é “Se precisar, peça ajuda!”. O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é celebrado em 10 de setembro.
De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), desde 2014, em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), o Brasil realiza essa campanha para conscientizar a sociedade com informações relacionadas à prevenção do suicídio no país.
De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), em 2019, 10,2% das pessoas com 18 anos ou mais receberam o diagnóstico de depressão. Estados do sul e sudeste têm 15,2% e 11,5%, respectivamente, de adultos com diagnóstico confirmado de depressão. Em seguida, o centro-oeste (10,4%), nordeste (6,9%) e norte (5%).
Segundo dados da Previdência Social, a terceira maior causa de afastamentos por auxílio-doença acidentário é de transtornos mentais, como a depressão, que pode ser um dos motivos, entre outras associações.
Atenção à saúde mental contribui para a prevenção
Em Santa Catarina os leitos hospitalares de saúde mental chegam a 914 disponíveis para regulação. Dos leitos já habilitados, 50 são de exclusividade ao atendimento infantil e adolescente:
Ainda segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde, a rede SUS estadual apresenta, na alta complexidade, 987 leitos de saúde mental habilitados. Deste total, 80 leitos no Centro de Convivência Santana e 194 no Instituto de Psiquiatria (IPQ). Leitos de saúde mental infanto/juvenil solicitados no PAR – 2021 somam 57.
No Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, foram inaugurados 9 leitos no dia 17 de agosto e o atendimento será realizado por uma equipe multidisciplinar.
Segundo a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, “precisamos avançar muito na questão da saúde mental, na busca de uma cultura de paz e na melhoria do financiamento para o conjunto dos municípios, ampliando a equipe de saúde mental através da atenção primária”. Sendo assim, defende, com aumento do Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).
Para pedir ajuda
O assunto é muito sério e o acesso à ajuda profissional é fundamental. As pessoas que estiverem enfrentando problemas relacionados à saúde mental podem procurar o Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, por meio do telefone: 188, chat ou e-mail.