07 NOV 2023
Os investidores estão atentos e nós consumidores?
Investidores de todo o mundo buscam investir em empresas que adotam boas práticas de sustentabilidade, sociais e de governança. Importantes conceitos cada vez mais valorizados.
Henry Quaresma, CEO da Brasil Business Partners, autor do livro “O Fator China e o Novo Normal”, chama atenção em artigos e em suas redes sociais para os conceitos como o ESG que ganham evidência no mercado. “Investidores estão de olho em empresas ESG, pois elas representam menos riscos e potencial para retornos sustentáveis”, destaca Henry. “Não é só fazer a coisa certa. É garantir sucesso e relevância no mercado”, diz.
ESG é um conjunto de padrões e boas práticas que visa definir se uma empresa é socialmente consciente, sustentável e corretamente gerenciada. Trata-se de uma forma de medir o desempenho de sustentabilidade de uma organização.
A sigla, em inglês, reúne os três pilares desse movimento: Environmental (meio ambiente); Social; Governance (governança).
Ambiental
O critério ambiental inclui exigências como: a gestão de resíduos; a política de desmatamento (caso aplicável); o uso de fontes de energia renováveis pela empresa; o posicionamento da empresa em relação a questões de mudanças climáticas.
Social
Quando se trata dos critérios sociais, há um leque muito grande de questões a serem consideradas. É essencial entender como a empresa preza pelo bem-estar dos funcionários, com valorização de diversidade, direitos humanos e conexão com a comunidade.
Governança
O aspecto governança foca em como uma empresa é administrada pelos gestores e diretores, levando em consideração funcionários, acionistas e clientes. Transparência financeira e contábil, ética e responsabilidade.