17 SET 2023

A busca pela conscientização para o trânsito no Brasil

O trânsito brasileiro é o quarto mais violento do continente americano, segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O Brasil historicamente registra um alto número de mortes em acidentes de trânsito. Entre as principais causas estão: o excesso de velocidade, o consumo de álcool e drogas ilícitas, a imprudência, o não uso do cinto de segurança e o uso de celular ao dirigir. Muitos desses acidentes são evitáveis por meio da conscientização e da obediência às leis de trânsito.

Até o dia 25, acontece a Semana Nacional de Trânsito quando são desenvolvidas diversas ações no País com este objetivo. É importante ressaltar que a prevenção de acidentes de trânsito envolve esforços de múltiplos setores, incluindo governo, sociedade civil, empresas e cidadãos individuais. A conscientização sobre a importância de seguir as leis de trânsito, adotar comportamentos seguros ao dirigir e investir em infraestrutura viária segura são passos fundamentais para combater esse problema e reduzir o número de acidentes no Brasil.

Infelizmente, após 26 do início da campanha, ainda se faz necessário o alerta para a importância do uso do cinto de segurança, da atenção ao trânsito com atitudes que podem diminuir os riscos como não usar o celular, manter distância de segurança dos demais veículos, prestar atenção à sinalização, entre outras.

As vítimas de acidentes de trânsito no Brasil frequentemente incluem jovens e adultos jovens. Os acidentes de trânsito são uma das principais causas de morte entre os jovens no país.

Além das tragédias pessoais, os acidentes de trânsito têm um alto custo econômico para o Brasil. Isso inclui gastos com assistência médica, seguros e perda de produtividade devido a lesões e mortes relacionadas a acidentes.