25 MAR 2026

Alesc Itinerante reforça presença no interior e consolida um modelo de aproximação

A passagem da Alesc Itinerante por Curitibanos, na nona edição do programa, reforçou uma característica que a Assembleia Legislativa de Santa Catarina vem tentando imprimir à iniciativa: a de um Parlamento mais próximo das diferentes regiões de Santa Catarina. Ao fim de dois dias de atividades no Planalto Serrano, o saldo apresentado foi expressivo, tanto pelo volume de matérias apreciadas quanto pela presença de lideranças e representantes da sociedade civil.

Ao fazer o balanço da edição, o presidente, deputado Julio Garcia (PSD), resumiu o sentimento da Assembleia ao afirmar que “foi realmente um sucesso, como esperávamos”. A avaliação se apoia em números robustos. Foram 129 proposições deliberadas, entre projetos de lei, moções e requerimentos, além de 33 projetos aprovados e uma proposta de emenda à Constituição. Também houve reuniões de comissões, manifestações de entidades, participação de prefeitos e ampla presença de estudantes, professores e lideranças regionais.

Mais do que os números, no entanto, o programa reafirma uma escolha política e institucional que é a de levar o Legislativo para além da Capital, criando espaço para que demandas regionais sejam ouvidas mais de perto e ganhem maior visibilidade dentro da agenda parlamentar. Nesse sentido, a fala de Julio Garcia também traduz o espírito da proposta. “Muitas pessoas da sociedade civil compareceram, foram dois dias de intenso trabalho”, observou o presidente. E completou: “Isso é resultado dessa busca que a gente tem feito pela proximidade do Parlamento com o cidadão catarinense.”

Em Curitibanos, a pauta apreciada reuniu temas com impacto direto no cotidiano da população. Houve aprovação de matérias ligadas à educação, à proteção de aposentados, pensionistas e idosos contra descontos indevidos em benefícios previdenciários, além de projetos voltados ao reconhecimento de expressões culturais da Serra catarinense. São iniciativas que ajudam a dar densidade concreta à programação e mostram que o Alesc Itinerante não se resume ao gesto simbólico de deslocar a estrutura do Parlamento.

Ainda assim, o programa revela seu maior valor quando a presença institucional se combina com capacidade de escuta. A interiorização da Assembleia tem mérito por abrir espaço, acolher pautas regionais e aproximar deputados, lideranças e comunidade. E tende a se fortalecer ainda mais à medida que esse movimento se converta em acompanhamento, encaminhamento e resposta às demandas apresentadas em cada edição.

A próxima parada já está definida: será em Araranguá, nos dias 26 e 27 de maio. O fato de o programa ganhar continuidade e lugar no calendário político catarinense já indica que a iniciativa encontrou relevância. Mais do que levar o Parlamento ao interior, a Alesc parece consolidar um formato que amplia presença, visibilidade e interlocução. E, num estado de realidades tão distintas entre as regiões, isso está longe de ser pouco.

*Foto: Rodrigo Correa

Anuncie aqui