19 NOV 2023
Chuvas em SC: Estado aguarda recursos federais e trata de fundo permanente e reestruturação da defesa civil
Segundo dados da Defesa Civil, considerando as chuvas registradas desde o dia 14 de novembro, passa para 67 os municípios atingidos e subiu para 71 o número de cidades em situação de emergência, sendo 11 em estado de calamidade pública: Trombudo Central, Rio do Sul, Vidal Ramos, Rio do Oeste, Pouso Redondo, Botuverá, São João Batista, Agrolândia, Braço do Trombudo, Agronômica e Lontras.
O governador Jorginho Mello e equipe estiveram em Rio do Sul, Trombudo Central, Rio do Oeste, Agrolândia, Agronômica e Taió neste domingo (19) e disse: “Nós temos que erguer a cabeça e enfrentar. As famílias já estão limpando tudo para recomeçar a vida e eu como governador já disse aqui que vamos encarar isso. Eu quero fazer o que ninguém conseguiu fazer para mudar essa triste realidade no nosso estado. Dinheiro a gente vai atrás. Com a ajuda dos poderes vamos constituir um fundo permanente e vou conversar com o Governo Federal. Queremos saber o que já veio de recursos e o que virá de fato para as prefeituras”, destacou o governador Jorginho Mello.
A reestruturação da Defesa Civil de Santa Catarina é bastante aguardada, Entre as mudanças a serem implementadas está a de gestão de barragens. O Fundo Estadual para assistência a desastres também é defendido. O objetivo é ter uma reserva para momentos emergenciais no Estado e que chegue mais rápido aos necessitados.
De acordo com o Relatório elaborado e emitido pela Diretoria de Gestão de Desastres, da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC), ocorreram três mortes, sendo duas mulheres, no município de Taió, no dia 16 de novembro, e um homem no município de Palmitos. Já na noite de sexta-feira, 17, um homem desapareceu em Praia Grande.