16 DEZ 2025
Com recurso do Estado, Centro de Terapia Renal é inaugurado em Palhoça e amplia atendimento na Grande Florianópolis
Com investimento de R$ 2 milhões do Governo do Estado, o Centro de Terapia Renal da Fundação Pró-Rim foi inaugurado nesta segunda-feira, 15, no bairro Pagani, em Palhoça, com a participação do secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi. A nova unidade terá capacidade para atender até 240 pacientes por mês em hemodiálise pelo Sistema Único de Saúde (SUS), ampliando o acesso ao serviço na Grande Florianópolis.
“Com a orientação do governador Jorginho Mello, estamos avançando e superando antigos paradigmas. A inauguração desta unidade é um exemplo concreto do investimento estratégico do Estado na saúde pública. Os recursos foram aplicados de forma responsável para atender ao crescimento populacional da região e à demanda por serviços especializados. Com este importante centro de saúde em Palhoça, no continente, garantimos atendimento qualificado aos pacientes da região, evitando deslocamentos e promovendo mais conforto, agilidade e dignidade no cuidado à população”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.
Com 1.100 m² de área construída, o Centro conta com estrutura moderna e tecnologia de ponta para realizar até 3.100 sessões de hemodiálise mensais, além de oferecer consultas médicas em nefrologia. A unidade está localizada no mesmo edifício onde funciona o Hospital de Olhos Lions de Santa Catarina, parceria entre o Instituto Lions da Visão e o Instituto Ideas, com apoio da Prefeitura de Palhoça.
“Estamos muito felizes com esta entrega para a comunidade e, especialmente, para os pacientes renais, que convivem com uma doença que impacta profundamente suas vidas. Este é o resultado de um trabalho intenso e dedicado de todos os colaboradores. Somos uma instituição filantrópica que atende cerca de 99% dos pacientes pelo SUS, e o apoio do Governo do Estado foi fundamental para a conclusão desta obra — sem essas parcerias, nada disso seria possível”, afirma o presidente da Pró-Rim, Maycon Truppel Machado.
A iniciativa contribui para reduzir a demanda por terapia renal substitutiva na Grande Florianópolis, ampliando o acesso ao tratamento e melhorando a qualidade de vida dos pacientes. Ainda em dezembro, o Centro iniciará consultas de nefrologia para pacientes nos estágios 1, 2 e 3 da doença renal crônica que aguardam na fila do Sistema de Regulação (Sisreg). A oferta de hemodiálise está prevista para começar no primeiro trimestre de 2026, após a contratualização com o Ministério da Saúde.
O Centro de Terapia Renal foi projetado para proporcionar atendimento humanizado, seguro e eficiente. O espaço conta com três consultórios médicos para atendimentos clínicos individualizados e um consultório multidisciplinar voltado ao acompanhamento integrado de nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais e demais profissionais de saúde. A estrutura inclui ainda 40 pontos de hemodiálise para pacientes sem sorologia e três vagas exclusivas para pacientes com sorologia positiva, garantindo condições adequadas de biossegurança.
A estrutura da Pró-Rim em Palhoça
Com 38 anos de história e unidades em Santa Catarina e no Tocantins, a Pró-Rim é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que atende mais de 99% de seus pacientes através do Sistema Único de Saúde (SUS).
Na unidade de Palhoça serão gerados aproximadamente 50 empregos diretos, além dos indiretos, através de contratos com laboratórios, clínicas de imagem, lavanderia, segurança, transporte e outros.
Ainda em dezembro a Pró-Rim fará atendimentos médicos na área de nefrologia para pacientes que estão nos estágios 1, 2 e 3 da doença renal, em apoio ao Executivo Municipal de Palhoça.
Os atendimentos seguem desta forma em janeiro. Para iniciar a terapia renal substitutiva na modalidade de hemodiálise, a Fundação aguarda habilitação do Ministério da Saúde, o que deve ocorrer no início de 2026.
*Com informações e foto: Secom SES


