Receba os conteúdos pelo Whatsapp.

secom

e-de-lei

faz-mais-saude
MARIA HELENA

14 AGO 2024

Começa na Capital combate a fiação irregular

Uma parceria que estava há muito tempo sendo aguardada. Aqui mesmo na coluna falei sobre esta necessidade em várias ocasiões. Falo do combate a fiação irregular nos postes em Florianópolis. Teve início um verdadeiro mutirão pela cidade, em vários bairros e na área central.

O Protocolo de Cooperação Técnica (PCT) assinado entre as partes, na quinta-feira, 8, delimita os objetivos e responsabilidades de cada uma das partes. 

Entre as principais finalidades do PCT estão a redução da Poluição Visual e Urbanística, com foco na limpeza e organização das redes de telecomunicações para melhorar a paisagem urbana; a diminuição dos riscos de acidentes envolvendo moradores e profissionais; a garantia da integridade dos equipamentos de iluminação pública e energia elétrica; e o combate à ocupação clandestina, com ações para regularizar a utilização de postes de energia, evitando a instalação não autorizada de cabos.

O protocolo também aborda a necessidade de segurança regulatória e jurídica para as prestadoras de serviço de telecomunicações, facilitando a expansão de suas operações e melhoria da qualidade dos serviços.

Entre as ações previstas pela parceria, a prefeitura será responsável por selecionar as vias que serão priorizadas nos mutirões de higienização de redes e mensurar os resultados, verificando a ocorrência de irregularidades. Também ficará a cargo da administração municipal informar diretamente às compartilhadoras aderentes ao PCT sobre as reclamações recebidas por meio de canais de contato com o consumidor, como a Ouvidoria e o Procon.

"A parceria irá potencializar a ação da fiscalização, na medida em que aumentará a capacidade de resolução dos problemas indentificados", ressalta Araújo Gomes, Secretário de Segurança e Ordem Pública, pasta do município que trabalha a fiscalização. "Teremos mais ferramentas para diminuir a poluição visual e o risco de acidentes, além de melhorar a visibilidade e a eficiência da iluminação pública".

O presidente da Celesc, Tarcísio Rosa, expressou orgulho pela assinatura do documento. “Este protocolo é um marco significativo em nossos esforços contínuos para melhorar a infraestrutura urbana e promover a segurança da nossa comunidade. Por meio desta cooperação, visamos não apenas reduzir a poluição visual e urbanística, mas também garantir a integridade dos equipamentos de iluminação pública e energia elétrica, e diminuir os riscos de acidentes envolvendo nossos munícipes e profissionais”, declarou.

COLUNISTAS

Somos uma equipe multitalentosa

Contato

CONTATO

O que desejar falar, estamos aqui para te ouvir, ideias, sugestões ou até mesmo críticas.