26 MAR 2025
Corte no orçamento federal para infraestrutura frustra SC, afirma FIESC; DNIT aponta recorde de investimentos
O corte de R$ 400 milhões no orçamento de infraestrutura para Santa Catarina em 2025 frustra a indústria do estado, segundo o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Mario Cezar de Aguiar.
“A decisão é injusta e surpreendente, dada a relevante contribuição catarinense ao País. Não se está levando em conta o elevado envio de impostos a Brasília”, diz. “A medida prejudica nossa logística, nossa competitividade e, inclusive, nossa capacidade de seguir contribuindo para o desenvolvimento nacional, já que a precária situação de nossas rodovias aumenta nossos custos de produção, além de elevar a insegurança e colocar em risco a vida dos catarinenses”, acrescenta.
Neste contexto, a FIESC alerta para a necessidade de mobilização política para que as obras em curso possam prosseguir no ritmo necessário. Uma frente de atuação é assegurar a aplicação dos cerca de R$ 200 milhões de restos a pagar de períodos anteriores, que podem se somar aos R$ 600 milhões aprovados para o DNIT este ano. “Também é essencial que os nossos parlamentares complementem o valor orçado com recursos das emendas individuais e coletivas”, completa Aguiar.
Santa Catarina recorde de investimento
Embora o orçamento tenha sofrido uma redução em comparação aos dois últimos anos, o superintendente do DNIT em Santa Catarina, Alysson de Andrade afirma que o Estado é exemplo de recorde de investimentos.
Em 2023, Santa Catarina recebeu investimentos de 1,39 bilhão de reais, um número que foi superado em 2024, quando mais de R$ 1,5 bilhão foram aplicados na infraestrutura rodoviária do estado. Esses números geraram uma expectativa de continuidade nos investimentos e de manutenção da capacidade operacional do DNIT, com o objetivo de superar a casa de R$ 1 bilhão e acelerar projetos como a duplicação da BR-470 e da BR-280, ampliação da capacidade da BR-163 e a conclusão da BR-285, que está prevista para este ano de 2025.
Além disso, o estado de Santa Catarina tem se destacado pela manutenção dos 1.600 quilômetros de rodovias federais, um trabalho essencial para garantir a qualidade da infraestrutura. No entanto, a mobilização para ampliar esses investimentos não cessa. A expectativa é de que, nos próximos dias, o DNIT de Brasília divulgue o número final para a manutenção, que será particionado entre as três regionais do sul do Brasil — Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Uma rubrica específica para Santa Catarina deverá ser criada, permitindo que o estado continue a trabalhar no aprimoramento das rodovias federais e na realização de ações estruturantes, como duplicações e ampliações de capacidade.
O foco é garantir que os projetos previstos para 2025 sejam iniciados com recursos adequados, além de pensar no futuro, com a ampliação da carteira de obras e projetos para 2026.
Diante disso, a mobilização dos parlamentares catarinenses para garantir que o orçamento aprovado seja ampliado é essencial. O orçamento, embora tenha sido aprovado com algumas limitações, oferece uma base para continuar os investimentos, e a expectativa é que ele atenda aos anseios dos catarinenses. O trabalho, portanto, segue em busca de uma infraestrutura rodoviária cada vez mais eficiente, capaz de impulsionar o desenvolvimento econômico e garantir mais segurança e qualidade de vida para a população.
*Obras BR-470/SC - Trevo Badenfurt-Blumenau