05 DEZ 2024
Deputado lamenta homologação de terras indígenas e fala em mais um desrespeito com Santa Catarina
O deputado Camilo Martins, do Podemos, manifestou em suas redes sociais, que mais uma vez o Governo Federal e o presidente Lula desrespeitam Santa Catarina. A indignação se deve ao fato de ter sido anunciada nesta quinta-feira (5), a homologação das terras Indígenas em Morro dos Cavalos, em Palhoça, na Grande Florianópolis, e em Toldo Imbu, em Abelardo Luz, na região Oeste.
Na próxima semana o parlamentar quer se reunir com o governador Jorginho Mello, com o prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia, e com o procurador-geral do Estado, Márcio Vicari, para definirem o encaminhamento a ser dado a questão.
Para o deputado, há desconhecimento do próprio Governo Federal sobre a discussão no Supremo Tribunal Federal, com diversas ações do governo catarinense, com o objetivo de anular a demarcação.
A Terra Indígena Morro dos Cavalos, às margens da BR-101, possui pouco menos de 2 mil hectares habitados por índios Guarani Mbuá e Nhandeva. As terras foram declaradas em 2008 e demarcada fisicamente em 2010.