30 ABR 2025

Deputados catarinenses celebram federação entre Progressistas e União Brasil, que promete ser nova força política nacional

Os deputados estaduais progressistas de Santa Catarina Altair Silva e Pepe Collaço, além do assessor parlamentar André Hespanhol — representante do deputado José Milton Scheffer — participaram nesta terça-feira (29), em Brasília, do ato oficial que marcou a criação da federação entre os partidos Progressistas (PP) e União Brasil. Nas redes sociais, os parlamentares comemoraram o que classificaram como um passo decisivo para o fortalecimento político do centro-direita no país.

A nova federação União Progressista será inicialmente presidida de forma compartilhada por Ciro Nogueira (PP) e Antonio Rueda (União Brasil), atuais líderes nacionais das respectivas legendas. Durante o lançamento, foi apresentado um manifesto no qual a aliança se define como “uma nova e poderosa força política”, com o objetivo de enfrentar a fragmentação partidária e garantir maior governabilidade.

Com 109 deputados federais e 14 senadores, a federação se posiciona como a maior bancada do Congresso Nacional, empatando no Senado com PL e PSD. A união também garantirá a maior fatia dos fundos partidário e eleitoral, além de mais tempo de propaganda no rádio e na televisão — fatores estratégicos às vésperas das eleições municipais de 2024.

Embora os dois partidos integrem atualmente a base do governo federal, ocupando quatro ministérios, o evento foi marcado por críticas ao que classificaram como um cenário de “estagnação econômica” nas últimas quatro décadas. O manifesto propõe um ambicioso plano chamado “Choque de Prosperidade”, que prevê reformas econômicas e regulatórias com foco na eficiência do Estado. O principal eixo é a “Reforma Modernizadora do Estado”, que visa transformar a máquina pública em agente impulsionador do crescimento e da qualidade de vida no país.

Pelo compromisso legal, os partidos da federação deverão atuar em conjunto pelos próximos quatro anos, incluindo candidaturas e campanhas em âmbito estadual e municipal.

*Imagem rede social