14 JUN 2022
Duas importantes iniciativas demonstram a importância do trabalho coletivo e da solidariedade e reforçam o dito de que “a união faz a força”
A primeira iniciativa que destaco partiu das áreas de comunicação da Assembleia Legislativa (Alesc), Tribunal de Justiça (TJ/SC), Governo do Estado, Ministério Público (MP/SC) e Tribunal de Contas (TCE/SC). No Dia Mundial do Doador de Sangue, 14 de junho, e que marca o Junho Vermelho, mês da campanha pela doação de sangue.
O 1º Secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Alba (União), o secretário de Estado da Saúde, Aldo Baptista Neto, o presidente em exercício do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC), desembargador Altamiro de Oliveira, o subprocurador-geral do Ministério Público de Santa Catarina (MP/SC), Alexandre Estefani, e o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, foram até o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) para doar sangue. Também prestigiou e apoiou a ação o presidente da Associação Catarinense do Ministério Público (ACMP), Marcelo Gomes Silva.
Trata-se de uma ação de certa forma simples, mas que cumpre o propósito de envolver os 3 poderes e os 2 órgãos de controle para chamar a atenção para a necessidade da doação de sangue para salvar vidas.
Segundo dados do Hemosc, que há quase 35 anos é responsável por 99% do sangue transfundido em Santa Catarina, durante o inverno é comum os estoques de sangue baixarem por conta do frio, das doenças respiratórias e férias escolares.

O sangue é essencial para diversos tratamentos, intervenções urgentes, em apoio a procedimentos cirúrgicos, nos cuidados maternos e neonatais e, ainda, para de talassemias e anemia falciforme. Portanto, as doações regulares e voluntárias são fundamentais para a vida.
Um Plano de Ajuda Mútua, modelo para todas as regiões
Foi após as fortes chuvas que no mês de maio que atingiram a Grande Florianópolis, mais fortemente Anitápolis, que surgiu a ideia de um plano de ajuda mútua entre os 22 municípios da Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis.
O prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila, preside a Granfpolis e com o apoio do prefeito de Florianópolis, Topázio Silveira Neto, deu prioridade ao desenvolvimento de um plano de ação que facilite e organize a ajuda mútua entre os municípios.

O Plano Regional de Ajuda Mútua de Defesa Civil - Pramdec, desenvolvido pelas equipes das secretarias de Segurança Pública de Florianópolis, coordenada pelo coronel Araújo Gomes, e de Defesa Civil, dirigida por Luiz Eduardo Machado.

O Plano começa agora a ser implantado e, após Termo de Adesão dos municípios e aprovação de legislação municipal específica, terão início os levantamentos técnicos, de infraestrutura e os treinamentos para atendimentos em caso de desastres, de forma regional.