Receba os conteúdos pelo Whatsapp.

secom

e-de-lei

faz-mais-saude
MARIA HELENA

07 OUT 2024

Eleições Municipais 2024: TRE SC avalia positivamente o pleito no Estado

Às 21h06 deste domingo (6), a Justiça Eleitoral finalizou a contagem dos votos em Santa Catarina para as Eleições Municipais de 2024. No total, 78,29% do eleitorado compareceu às urnas nas 295 cidades do estado, resultando em uma abstenção de 21,71%. Os eleitores votaram para escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores que ocuparão as Câmaras Municipais.

O município de São Cristóvão do Sul foi o primeiro do Brasil a encerrar a totalização dos resultados. Apenas 10 minutos após o fechamento das urnas, os 3.617 eleitores já tinham seus representantes eleitos.

Em Florianópolis, Joinville e Blumenau, os três municípios catarinenses com mais de 200 mil eleitores onde poderia haver segundo turno, a disputa já foi decidida na primeira votação, pois os candidatos mais votados atingiram a maioria absoluta, ou seja, 50% mais um dos votos. Em Florianópolis, Topázio Silveira Neto (PSD) foi reeleito com 58,49% dos votos válidos. Em Joinville, Adriano Silva (NOVO) obteve 78,69% dos votos válidos, garantindo seu segundo mandato consecutivo. Já em Blumenau, Delegado Egídio (PL) foi eleito com 51,40% da votação válida. Essa é a primeira vez desde 2000 que não haverá segundo turno nas eleições municipais em Santa Catarina.

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), desembargadora Maria do Rocio Luz Santa Ritta, fez uma avaliação positiva do pleito ao se dirigir à imprensa na noite deste domingo. “Comemorando o sucesso deste pleito, destaco que o dia foi marcado pela tranquilidade na condução dos trabalhos eleitorais, sem filas, sem a substituição de urnas eletrônicas por cédulas de papel e com pouquíssimas ocorrências policiais”, afirmou a presidente.

Ela agradeceu a juízes eleitorais, servidores, colaboradores, estagiários, mesários e parceiros que tornaram as eleições possíveis, além do Gabinete de Pronta Resposta do TRE-SC, que facilitou a comunicação ágil entre instituições de apoio à Justiça Eleitoral. A desembargadora também enfatizou a baixa judicialização em comparação às eleições anteriores, destacando que a campanha foi marcada pelo respeito às regras.

COLUNISTAS

Somos uma equipe multitalentosa

Contato

CONTATO

O que desejar falar, estamos aqui para te ouvir, ideias, sugestões ou até mesmo críticas.