10 MAIO 2022

Estado e municípios no apoio a Anitápolis que, sozinho, não conseguirá se reerguer

O pequeno município de Anitápolis de 3.200 habitantes, foi o mais atingido na região da Grande Florianópolis com as chuvas da última semana que chegaram a 411 milímetros, em 3 dias. A administração municipal ainda contabiliza as perdas e soma esforços para a desobstrução de estradas e acessos.

A prefeita Solange Back (MDB), disse que pontes sofreram danos, sendo 7 danificadas e 5 totalmente destruídas. As aulas foram retomadas, porém algumas crianças ainda estão sem condições de deslocamento. A preocupação da prefeita, além da situação destas famílias, é com o escoamento da produção agrícola, responsável por 80% da economia do município.

O governador Carlos Moisés da Silva (Republicanos) esteve nesta segunda-feira (9), em Anitápolis, vistoriou alguns locais e reuniu-se com a prefeita que reconheceu a ação do Estado por meio da Defesa Civil e com equipes da Infraestrutura para o desbloqueio de barreiras na SC-108. No entanto, disse, “necessitamos de máquinas e equipamentos para a desobstrução de estradas e acessos e o anúncio efetivo de recursos que nos possibilitem a contratação”, reforça Solange Back que nesta segunda à noite relatou as ações na Câmara de Vereadores do município. “O município sozinho não conseguirá se reerguer”, disse.

Nesta terça-feira pela manhã a prefeita recebe colegas prefeitos da região, inclusive dos maiores municípios, muitos que no período mais crítico com as chuvas já haviam colaborado com máquinas, donativos diversos e mão de obra, numa ação solidária e emergencial. A visita a Anitápolis será coordenada pelo prefeito de São José e presidente da Associação dos Municípios (Granfpolis), Orvino Coelho de Ávila (PSD). Também hoje está prevista reunião dos prefeitos dos municípios que tiveram perdas com as chuvas com o governador Carlos Moisés para definir ações e buscar recursos federais.