08 MAIO 2025
Floripa se fortalece como destino internacional e impulsiona regionalização do turismo
Florianópolis sempre foi sinônimo de paraíso. Com praias deslumbrantes, uma natureza exuberante e uma identidade cultural que mistura tradição açoriana e modernidade, a capital catarinense já ocupa lugar de destaque entre os destinos mais desejados do Brasil. Agora, com a consolidação da marca Floripa, a cidade não apenas reafirma seu potencial turístico, como também, impulsiona a regionalização do turismo na Grande Floripa.
Essa transformação foi o foco do painel “Integração do Turismo Florianópolis e Região”, realizado nesta quarta-feira (8), durante o Café com Associados do Destino Floripa & Região. O evento reuniu autoridades municipais do setor, representantes do trade turístico e lideranças políticas, entre elas o prefeito de São Pedro de Alcântara, Charles da Cunha. O objetivo é somar forças para fazer do turismo uma ferramenta de desenvolvimento econômico, social e sustentável que ultrapasse os limites da Ilha e, claro, gere negócios.
Os debatedores convidados foram: Marius Bagnati, diretor executivo da Granfpolis, entidade que congrega 22 municípios da região; Carlos Cappelini, consultor do Sebrae; e Sérgio Lima, secretário de Turismo de Garopaba. Juntos, eles reforçaram a importância de um planejamento regional integrado que valorize a diversidade de experiências que os municípios da Grande Florianópolis têm a oferecer.
O presidente do Destino Floripa & Região, Mario Costa Júnior, destacou que o projeto nasceu da união dos municípios da região metropolitana e vem ganhando força com ações concretas, como a realização de famtours com grandes operadoras internacionais. “Florianópolis já se vende, mas precisamos trabalhar o turismo o ano inteiro”, afirma. Segundo ele, a criação de roteiros regionais amplia a permanência dos visitantes, gerando mais receita, empregos e oportunidades para todos os envolvidos.
Um dos exemplos mais promissores dessa estratégia foi a visita recente de executivos da Agência Abreu — a maior operadora de turismo de Portugal — que exploraram os atrativos da região em um tour imersivo promovido pela entidade, com o objetivo de consolidar a Grande Florianópolis no mapa do turismo internacional.
O recado que fica do encontro é direto: a força de Floripa como destino turístico é inegável, mas é ao lado de seus vizinhos que ela se torna ainda mais irresistível. A regionalização do turismo, quando bem planejada e executada, tem o poder de transformar não só o setor, mas toda uma economia. E, com iniciativas como essa, o futuro do turismo catarinense promete ser ainda mais promissor.