26 JUL 2024
Governo anuncia ampliação da SC-401; Banda União dos Artistas é Patrimônio Imaterial; Ilha do Arvoredo recebe o Limpeza dos Mares ; Inaugurado o Mirante da Boa Vista
Quem conhece e verdadeiramente enfrenta o tráfego na SC-401, em Florianópolis, sabe bem. Não é de hoje que longos congestionamentos têm ocasionado prejuízos ao turismo e transtornos para os moradores do norte da Ilha de Santa Catarina. O Governo do Estado apresenta nesta sexta-feira, 26, às 15 horas, na FIESC, em Florianópolis, o projeto executivo para a melhoria da SC-401. No mesmo ato, com a presença do governador Jorginho Mello, será assinada a autorização da abertura da licitação das obras de aumento de capacidade da rodovia.
Vamos conhecer detalhadamente o projeto e torcer para que haja um bom planejamento para a execução desta obra para que não ocasione ainda mais transtornos. A SC-401 recebe em média 80 mil veículos dia.
Mirante da Serra do Boa Vista é inaugurado
A prefeita de Rancho Queimado, Cleci Veronezi, recebeu o governador Jorginho Mello, o secretário de Estado do Turismo, Evandro Neiva e lideranças regionais, para a inauguração do mirante da Serra da Boa Vista em Rancho Queimado, no final da tarde desta quinta-feira (25).
O mirante possui uma área total de 800 metros quadrados e uma plataforma de vidro que se projeta sobre a Serra da Boa Vista. No local há também uma edificação de apoio com restaurante, lojas, banheiros, espaço multiuso e parque infantil.
O Governo do Estado investiu 5 milhões de reais e a Prefeitura 300 mil reais. “Essa obra não é só para Rancho Queimado, mas é para toda a nossa região. Com certeza muitos empreendedores virão para cá, a partir desse equipamento. Muitos já estão aqui. Uma obra pública que traz retorno para a prefeitura. Vamos aplicar cada vez mais no nosso turismo. Rancho Queimado é lindo”, comemorou Cleci Veronezi.
Jorginho Mello se disse encantado ao contemplar a vista. “Isso é coisa de Deus uma vista dessa aqui no Boa Vista. O Governo de Santa Catarina vive um grande momento com essa parceria com a prefeitura. Por isso que obras acontecem e é por isso que empreendedores estão vindo para cá, é por isso que nós vamos ter investimento para transformar a Serra de Santa Catarina, aqui é o portal, é a porta da Serra. É emprego, é desenvolvimento, é arrecadação e as pessoas vão ficar muito felizes de estar aqui contemplando com as suas famílias em um momento de lazer”, comemorou o governador Jorginho Mello.
Limpeza dos Mares na Ilha do Arvoredo
O Projeto “Limpeza dos Mares” estará neste final de semana na Ilha do Arvoredo, na Grande Florianópolis, para recolher os resíduos que vêm das correntes marítimas e de outros meios, poluindo as águas e prejudicando a vida marinha da região. O evento será domingo (28), com saída do trapiche de Canasvieiras – o ponto de encontro inicia às 7h15, na escola de mergulho Acquanauta Floripa.
Esta é a 43ª etapa do “Limpeza dos Mares”, que em 11 anos e já recolheu 169,1 toneladas de resíduos nas áreas contempladas pelo projeto. O Movimento Floripa Sustentável apoiará mais este evento juntamente com seu coordenador de Turismo e presidente da Associação Náutica Brasileira (Acatmar), Leandro ‘Mané’ Ferrari.
Banda União dos Artistas é Patrimônio Imaterial
No próximo dia 29 de julho, data do aniversário da cidade de Laguna, Santa Catarina celebrará um marco histórico e cultural. A Fundação Catarinense de Cultura reconhecerá oficialmente a banda musical civil mais antiga do estado, também uma das mais longevas do país em atividade ininterrupta, como Patrimônio Imaterial de Santa Catarina.
A cerimônia de certificação acontecerá, às 20 horas, no Cine Teatro Mussi, durante um concerto especial, parte da programação da 42ª Semana Cultural. Este evento único destaca a importância histórica e social da banda, que tem sido uma presença constante e influente na vida cultural do estado.