08 MAIO 2024
Lançado programa de combate à corrupção “Educando Cidadãos”
O programa "Educando Cidadãos - O que todos nós temos a ver com a corrupção?", que conta com o engajamento de entidades privadas e públicas, entre elas, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina, foi lançado nesta terça-feira (7), em Florianópolis. A iniciativa pretende criar uma nova cultura de controle social, com a formação de cidadãos ativos e conscientes para atuação preventiva e estratégica no combate à corrupção.
Uma das ações já definidas pelo programa é a discussão sobre ética e corrupção nas escolas da rede municipal de ensino de Florianópolis, por meio de um trabalho organizado em conjunto com a Secretaria de Educação e a Controladoria-Geral do Município.
Segundo o controlador-geral da Alesc, Marcos Ghizoni, o projeto é de uma “importância ímpar”, pois é uma forma que “a Assembleia pode chegar na educação das crianças, voltada ao combate da corrupção”.
Além do Parlamento estadual, o projeto conta com a adesão de mais 34 entidades. A ideia é que cada instituição, órgão público ou empresa promova iniciativas nas suas áreas de atuação. Entre os objetivos, está a identificação e discussão dos problemas locais e dos comportamentos individuais nocivos já banalizados na comunidade, além de ações e soluções para a resolução dos problemas.
Para Diego de Souza, diretor-geral adjunto da Alesc, “essas entidades e a Assembleia Legislativa estão num esforço conjunto para trazer uma cultura de mais compliance e mais transparência para a administração pública. Todas as iniciativas que caminham nesse sentido podem sempre contar com o apoio do poder legislativo.”
O promotor de Justiça Affonso Ghizzo Neto, um dos coordenadores do programa, ressalta a importância do projeto. “Quando eu crio a cultura do controle social, eu cobro dos meus representantes a execução das políticas públicas, o cumprimento de seus papéis como atores importantes. E claro, não só reclamando e apontando o dedo, mas propondo soluções.”