16 JAN 2025
Municípios começam a receber equipamentos que indicam a gravidade da dengue
O Governo do Estado de Santa Catarina investe em inovação para combater a dengue, investindo R$ 7,9 milhões na aquisição de 800 equipamentos para determinação de hematócrito. Os primeiros aparelhos foram entregues na quarta-feira, 15, nas cidades de Indaial e Pomerode, pelo governador Jorginho Mello e o secretário de Saúde, Diogo Demarchi. A ação inclui também a compra de insumos, treinamentos e suporte técnico 24 horas.
Segundo o governador, o objetivo é reduzir mortes pela doença, que vitimou 340 pessoas em 2023. “A dengue exige prevenção e cuidado. Precisamos mobilizar todos para limpar casas, quintais e evitar focos do mosquito”, afirmou.
Os aparelhos, importados da Alemanha pelo Hemosc, serão distribuídos inicialmente para 33 municípios, abrangendo 4 milhões de habitantes. A expectativa é que os primeiros equipamentos estejam operacionais em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) até o final de janeiro, reduzindo a sobrecarga hospitalar durante surtos e permitindo a triagem ágil de pacientes com maior risco.
O exame de hematócrito, essencial para monitorar a gravidade da doença, ajudará a identificar casos que demandam atendimento imediato. “Essa tecnologia é um marco para as UBS e um primeiro passo para ampliar nossa estrutura de saúde básica”, destacou o secretário Diogo Demarchi.
Até fevereiro, os demais equipamentos serão entregues conforme dados epidemiológicos. A iniciativa fortalece o sistema de saúde, capacitando profissionais e otimizando atendimentos em Santa Catarina.
Trinta e três municípios receberão os equipamentos na primeira etapa. São eles: Joinville, Florianópolis, Blumenau, São José, Itajaí, Chapecó, Palhoça, Jaraguá do Sul, Balneário Camboriú, Indaial, São Francisco do Sul, Barra Velha, Araquari, Itapoá, Balneário Piçarras, Brusque, Tubarão, Camboriú, Navegantes, Concórdia, Itapema, Biguaçu, Tijucas, São Miguel do Oeste, Penha, Porto Belo, Pomerode, Bombinhas, São Lourenço do Oeste, Garuva, Balneário Barra do Sul, Corupá e Anchieta.
*Informações e foto da Secretaria de Estado da Saúde de SC