Receba os conteúdos pelo Whatsapp.

secom

e-de-lei

faz-mais-saude
MARIA HELENA

23 AGO 2024

Oferta de inglês no ensino fundamental catarinense vai aumentar em 2025; Municípios têm oito meses para elaboração de planos de mobilidade

No ano que vem, os estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental da rede estadual de Santa Catarina passarão a ter aulas de inglês. Atualmente, a disciplina é ofertada a partir do 6° ano do fundamental. Sendo assim, no próximo ano letivo, todos os estudantes do ensino fundamental das escolas estaduais terão a oportunidade de aprender uma segunda língua.

“Já estamos nos preparando para oferecer os melhores recursos, para que os professores possam garantir que nossas crianças aprendam mais e estejam bem preparadas. É com medidas como esta que a Educação de Santa Catarina avança, oferecendo oportunidades valiosas a todos os estudantes catarinenses, desde o ensino fundamental até o ensino superior”, afirmou o governador Jorginho Mello.

“A ciência já provou que a infância é a melhor fase para aprender uma segunda língua. Por isso, a partir de 2025, todas as crianças de 1º a 5º ano do ensino fundamental, passarão a ter aulas de inglês na rede pública estadual”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon.

Mais de 280 mil estudantes estão matriculados nos anos iniciais e finais do ensino fundamental da rede estadual. O Governo do Estado vem trabalhando na implementação de novas ações desde o início da nova gestão. Entre elas, o curso de formação para professores de Língua Portuguesa e Matemática, com foco na recomposição da aprendizagem, a implementação dos ciclos de avaliação anuais no ensino fundamental, o CaTec no ensino médio e o Universidade Gratuita no ensino superior.

Planos de Mobilidade

A Política Nacional de Mobilidade Urbana estabelece o prazo de 12 de abril de 2025 para que os municípios com menos de 250 mil habitantes tenham criado seus planos de mobilidade.

O Plano de Mobilidade Urbana (PMU) é um instrumento de planejamento do transporte e da circulação de pessoas e bens em um município. Ele é essencial para o desenvolvimento urbano, pois permite que as cidades atendam às necessidades de seus habitantes de forma eficiente e sustentável. 

Os planos devem ter um conteúdo mínimo a ser observado, como acessibilidade, infraestrutura viária, transporte coletivo, entre outros, e é condicionante para que os municípios continuem recebendo recursos para a área de infraestrutura viária e transporte coletivo.

Os tribunais de contas acompanham a elaboração dos planos. 

COLUNISTAS

Somos uma equipe multitalentosa

Contato

CONTATO

O que desejar falar, estamos aqui para te ouvir, ideias, sugestões ou até mesmo críticas.