29 SET 2023

Por que novas comissões na Alesc?

No mesmo dia (27), duas novas Comissões Permanentes foram instaladas na Assembleia Legislativa de Santa Catarina: a Comissão de Proteção, Defesa e Bem-estar Animal e a Comissão de Esportes e Lazer, que foi desmembrada da Comissão de Educação.

A importância da sintonia entre o Poder Legislativo Estadual e a sociedade, aliada à capacidade de adaptação às mudanças, é fundamental para o fortalecimento da democracia e para a efetiva representação dos interesses da população. Em um mundo em constante evolução, onde as demandas e necessidades da sociedade estão em constante transformação, os legisladores estaduais têm o desafio de acompanhar esse ritmo e garantir que as leis e políticas públicas estejam alinhadas com as expectativas dos cidadãos.

A proteção aos animais é bandeira do deputado Marcius Machado (PL), conhecido defensor da causa animal, e que passa a presidi-la. Fernando Krelling (MDB) é o vice-presidente, e os membros sãoJair Miotto (União), Lucas Neves (Podemos), Fabiano da Luz (PT), Marquito (Psol) e Massocco (PL).

“Um grande marco para Santa Catarina. Um grande desafio para avançar na aplicabilidade da lei, porque os animais merecem esse cuidado”, declarou Marcius Machado na reunião de instalação da Comissão.

No mesmo dia, o Esporte e o Lazer agora terão o espaço que merecem. Foi instalada a Comissão de Esportes e Lazer e, também durante a reunião de instalação do novo colegiado foi realizada a eleição do presidente e vice-presidente do colegiado, com a condução dos deputados Fernando Krelling (MDB) e Mário Motta (PSD) aos cargos.

“É um momento histórico, especial e emocionante para o meu mandato, pois sempre batalhei para que o esporte tivesse protagonismo e autonomia nesta instituição”, destacou o presidente eleito, Fernando Krelling.

Segundo ele, o grupo deve atuar com foco em cinco pilares do desporto: participação, oportunidades sociais, alto rendimento, paradesporto, e reaparelhamento/reestruturação dos equipamentos públicos esportivos.

Na quarta-feira (4) está agendada a primeira reunião de trabalho. Os demais membros são: Fabiano da Luz (PT), Sargento Lima (PL), Pepê Collaço (PP), Marcius Machado (PL) e Camilo Martins (Podemos).