02 AGO 2023
Programa Vidro Vira Vidro promove educação ambiental
O vidro é 100% reciclável. No entanto, no Brasil, cerca de 75% dos vidros que utilizamos vão para os aterros sanitários e não se decompõem. O programa Vidro Vira Vidro chegou a Santa Catarina e já apresenta resultados, alinhado com a lei de Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Na região da Grande Florianópolis, os primeiros contentores para descarte de vidros foram instalados em Palhoça. Atualmente 100 contentores já estão sendo utilizados em 20 municípios, antecipando a meta deste ano em seis meses. Para 2024 há previsão de mais 100 equipamentos para a região.
O programa Vidro Vira Vidro é levado aos municípios associados ao Consórcio Multifinalitário da Granfpolis (Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis), por meio de parceria com a empresa Verallia que tem como meta alcançar 6 milhões de quilos de cacos reciclados no Estado, por ano.
Grande entusiasta do programa, o diretor Executivo do CIM, Marius Bagnati, chama a atenção para os benefícios da reciclagem de vidro. E reforça: “quanto mais reciclamos mais contribuímos com a redução da poluição, já que a cada 10% de caco utilizado na produção, pode-se reduzir em 5% as emissões de CO2 e em 2,5% o consumo de energia no processo de fabricação. A reciclagem também traz benefícios sociais e econômicos, ampliando oportunidades de renda com o crescimento de cooperativas”, destaca.
A medida em que os contentores são instalados nos municípios, os gestores atuam na divulgação dos locais e na conscientização das pessoas para o descarte correto. Podem e devem ser reciclados garrafas de vidro, potes, frascos de perfumes, copos e mesmo vidros quebrados. Materiais como cristais, porcelanas, cerâmicas, louças, lâmpadas, telas de televisores ou qualquer tipo de lixo hospitalar não devem ser descartados nos contentores.