22 FEV 2024
SC em situação de emergência em saúde recebe primeiras doses de vacina contra a dengue
Santa Catarina está sem situação de emergência epidemiológica em razão da dengue. O decreto foi assinado em Joinville, na sede da defesa Civil, pela governadora em exercício, Marilisa Boehm, e pela secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.
Além da assinatura do Decreto de Emergência, foram apresentadas as peças da campanha de comunicação do Governo do Estado que começam a ser veiculadas com o propósito de alertar a população para o perigo da doença que, alertam, pode matar.
Santa Catarina tem 17.696 casos prováveis de dengue em 177 municípios, o que representa um aumento de 650% quando comparado ao ano de 2023. Considerando o atual cenário, além do decreto de emergência e da intensificação das ações, é fundamental que a população compreenda o risco de manter hábitos que permitam a reprodução do mosquito Aedes aegypti.
Vacinas
As primeiras 15 mil doses da vacina contra a dengue chegaram ao Estado de Santa Catarina na noite desta quarta-feira, 21, e outras 14.100 doses chegaram na horas seguintes somando 29.100* na primeira etapa. Devido ao limitado quantitativo de imunizantes disponíveis, neste primeiro momento, segundo orientação do Ministério da Saúde, serão utilizadas para aplicação da primeira dose em crianças de 10 e 11 anos de 13 municípios da região Norte. A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), fará a distribuição das vacinas aos municípios contemplados já nesta quinta-feira, 22.