09 JUN 2023
Se é possível prevenir, não dá para entender
Desde o final da década de 80 mais nenhum caso de poliomielite foi registrado no Brasil. Ganhamos a certificação de livre da doença graças a vacinação. Assim como a pólio, muitas outras doenças foram eliminadas: sarampo, rubéola, meningite, coqueluche, febre amarela, entre outras. Agora, as chamadas fake news e a despreocupação de muitos com o que desconhecem, põem em risco a saúde de nossas crianças e nos traz o temor quanto ao retorno destas doenças. Segundo as autoridades de saúde, mais de 20 doenças podem ser prevenidas com vacinação infantil.
Na pandemia de covid-19 muitos de nós nos emocionamos quando as vacinas chegaram. Há muitos anos também aguardávamos as vacinas contra a gripe para reduzirmos a gravidade das doenças virais respiratórias. No entanto, temos visto reduzir a procura por vacinas a cada ano. O Painel de Vacinação do Ministério da Saúde, revela que apenas 46% da população dos grupos prioritários, que são aquelas pessoas mais vulneráveis à doença, tomaram a dose de vacina contra a gripe. A campanha foi prorrogada até o próximo dia 30.
Neste 9 de junho, Dia Nacional da Imunização, pense nisso, ou melhor, faça a sua parte. Vacine-se e leve às unidades de saúde crianças e idosos.