24 SET 2024

Três toneladas de cabos obsoletos ou irregulares são retirados de postes em Florianópolis

Desde o dia 14 de agosto, Florianópolis tem recebido mutirões de limpeza de postes, que já retiraram mais de três toneladas de cabos obsoletos ou lançados irregularmente. Como eu já vinha destacando em diversas ocasiões, era evidente a necessidade urgente de medidas concretas para essa questão, que afeta diretamente a segurança, o urbanismo e a estética da cidade. Há tempos venho cobrando ações nesse sentido, e não somente na Capital. 

Em Florianópolis, nas seis ações realizadas até agora, aproximadamente 200 postes em ruas centrais foram vistoriados. Até o momento, as ações ocorreram na Avenida Hercílio Luz e nas ruas João Pinto, Tiradentes, Victor Meirelles, entre outras. 

Essas operações fazem parte de um Protocolo de Cooperação Técnica (PCT) firmado em 4 de julho entre a Celesc e a Prefeitura de Florianópolis, envolvendo também 14 empresas de telecomunicações. A Prefeitura, além de ceder caminhões e equipes, conta com a colaboração da Guarda Municipal para organizar o trânsito durante as operações.

A população da área Continental também aguarda ansiosamente pela limpeza dos postes que, em algumas ruas e avenidas, encontram-se num verdadeiro emaranhado.

A Celesc comunica que realiza uma contínua verificação da rede compartilhada, notificando as empresas de telecomunicações para corrigir irregularidades, removendo fios clandestinos e fora dos padrões técnicos. E é fundamental lembrar que a comunidade também desempenha um papel essencial ao reportar situações de risco, como cabos rompidos. O telefone para o contato é 0800 048 0196.