27 SET 2024
Violência e exploração sexual infantil: a cada hora, três crianças são abusadas no Brasil
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é em 18 de maio. O Dia Estadual de Combate à Violência e Exploração Sexual Infantil em 24 de setembro. A triste realidade da violência e exploração sexual de crianças e adolescentes exige atenção contínua.
A cada hora, três crianças são vítimas de abuso no Brasil. Desse total, 51% são meninas e meninos com idades entre 1 e 5 anos. O dado é alarmante: 500 mil crianças e adolescentes são explorados sexualmente todos os anos, mas apenas 7,5% dos casos são denunciados.
De acordo com o boletim epidemiológico de 2023 do Ministério da Saúde, entre 2015 e 2021, foram registrados 202,9 mil casos de violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil. O dado mais chocante: 68% desses crimes foram cometidos por familiares, amigos ou pessoas próximas às vítimas.
Em Santa Catarina, a realidade não é diferente. As Promotorias de Justiça do Estado apresentaram 1.936 denúncias por estupro de vulnerável em 2023 – o equivalente a 5,3 casos por dia.
A violência sexual contra crianças é descrita pela Lei nº 13.431/2017 como qualquer ato que cause constrangimento, incluindo exposição do corpo em fotos ou vídeos, presencialmente ou de forma eletrônica.
O papel da sociedade
O diálogo aberto com crianças e adolescentes é uma das formas mais eficazes de prevenção. Pais e responsáveis devem estar atentos a mudanças no comportamento que possam sinalizar violência e precisam orientar os jovens quanto aos riscos das redes sociais, onde muitos predadores se escondem.
Se você souber de qualquer caso, não se cale! Denuncie!
Canais de denúncia:
- Polícia Militar: Ligue 190
- Polícia Civil: Ligue 197
- Disque Denúncia SC: Ligue 100